Campanha de Natal – Devo investir em propaganda?

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A dica é, estruture-se, invista, faça diferente, crie novas receitas e se destaque dos concorrentes, pois é em época de crise que você consegue se diferenciar e atingir um patamar elevado na percepção do consumidor

, uma vez que seus concorrentes estão adormecidos pensando em maneiras de driblar a crise e com isto cria-se uma brecha a mais para a sua empresa se destacar. Comece agora mesmo a planejar a sua campanha de natal, mas tenha cuidado para não deixar tudo pra última hora e correr o risco de anunciar de maneira ineficiente e desleixada. Se engana quem acha que o processo de desenvolvimento de uma campanha é uma coisa simples e rápida, conheça algumas ideias para a sua campanha de natal:

Marketing de Conteúdo

Pode ser realizada nas redes sociais ou no blog da sua empresa, trata-se de oferecer conteúdo de qualidade para o seu cliente, seja sobre seus produtos, serviços ou informações do mesmo, vale lembrar, que é necessário produzir conteúdo de qualidade, à partir de pesquisas, entrevistas, seu conhecimento, e que acima de tudo este conteúdo deve ser original e ter alguma utilidade para o seu leitor, seja do ponto de vista da informação ou até mesmo do entretenimento, um bom design ajuda muito, mas mais do que isto é necessário dar visibilidade ao seu conteúdo através das ferramentas de marketing digital, como redes sociais, newsletters, links e anúncios patrocinados, entre outros.

Publicidade

É a maneira mais utilizada para dar visibilidade a uma oferta ou serviços. É a concepção das peças e da campanha publicitária que podem ser promocionais, intitucionais ou de âmbito informativo. No natal são muito comuns as campanhas promocionais com foco no produto ou serviço e na maioria das vezes apresentando uma condição diferenciada, porém pode se apostar em campanhas institucionais para se posicionar e ganhar um espaço na mente do consumidor, o que trará melhores resultados a longo prazo.

São inúmeras as formas de se fazer publicidade, e o que você precisa ter em mente é que uma campanha bem elaborada leva no mínimo 15 dias para ficar pronta, e isto recebendo toda a atenção de uma agência especializada, desde o atendimento até a criação das peças e do conceito que irá compor a campanha, abaixo alguns exemplos das ferramentas que podem ser utilizadas para dar visibilidade a sua campanha e uma estimativa do tempo para desenvolve-las com a qualidade necessária:

Anúncios Digitais

É uma das formas que mais vem crescendo hoje em dia, são peças um pouco mais simples, pois não envolvem produção gráfica e por isto se tornam mais rápidas. Com o auxílio de uma agência, pode-se gastar desde algumas horas até semanas para produzi-las, porém vai depender da estratégia.

Vídeos

Um VT de 30″, geralmente envolve uma produção de semanas. É necessário elaborar um roteiro, storyboard, verificar figurino, elenco, itens que serão necessários para a produção, além da pré e da pós produção, que também engloba alguns dias de trabalho. O prazo mínimo para a produção de um VT é de 30 dias.

Mídia Externa

São mídias de alto impacto e como são formatos maiores, também necessitam de um tempo para a produção gráfica. As mais comuns são outdoor, bussdoor e displays externos, o tempo de criação e produção podem variar de 2 a 3 semanas para ficarem prontas.

Impressos Gráficos

Assim como as mídias externas necessitam de tempo de produção, por isto o prazo também varia de 2 a 3 semanas para a criação e produção. Geralmente são impressos promocionais ou institucionais, como flyers e folders, porém também podem ser desenvolvidos cartazes, convites, banners, entre outros.

Email Marketing

Um e-mail marketing planejado, simples e objetivo leva cerca de uma semanas para ser construído. Pode ser feito para divulgar serviços, produtos, promoções e manter contato com os clientes através da lista de contatos da empresa. Gerenciar esse tipo de campanha é um pouco mais complexo que apenas disparar os e-mails, ao final da ação é preciso analisar os resultados obtidos, como abertura do e-mail, visualização e cliques na campanha. Se você não tem um banco de dados de e-mails previamente construído e seja autorizado a disparar emails para estes contatos, nem pense em fazer e-mail marketing, pois você pode ser classificado como spam, causando danos à sua imagem e lhe colocando nas blacklists dos clientes de email, o que poderá lhe causar alguns transtornos como seus emails pararem de chegar para as pessoas.

Campanhas de Palavras Chaves (Adwords)

Para se ter ideia, um trabalho bem feito no Google Adwords leva alguns dias de planejamento e execução. Já o seu acompanhamento é feito durante meses, pois esse tipo de campanha é criada e segmentada com base no perfil do consumidor. Ela aparece para quem busca pelas palavras chave relacionadas ao produto que a empresa está oferecendo. Nessa época as pessoas costumam pesquisar os presentes na internet, e ter uma campanha já estruturada nesse formato é a certeza de sair na frente dos concorrentes.

Sites

Se a ideia é preparar o site da empresa para a campanha de fim de ano, o planejamento deve começar no mínimo dois meses antes. A estratégia usada nesse caso poderia ser o SEO, que é a otimização de sites para os buscadores. Esse tempo é necessário pois é necessário que o site siga as diretrizes do SEO, além de gerar conteúdo relevante na área de atuação da empresa a fim de facilitar a sua busca.
São muitas as ideias para realizar a campanha de Natal, no entanto não é aconselhável simplesmente tentar qualquer uma. É preciso uma análise da realidade da sua empresa para encontrar a estratégia que mais se encaixa para sua marca e principalmente, ter profissionais capacitados e especializados em marketing para orientá-lo e executar as ações de forma adequada.

Gostou? Conte com a D2M para te ajudar na estratégia de final de ano. 😉

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